Currículos: Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (atualização 2013)
Ciências da Natureza; Ciências Humanas; Linguagem e Códigos; Matemática

Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Programa Ler e Escrever: acesse o site.

O portal em português da Encyclopædia Britannica, Britannica Escola Online para enriquecer o aprendizado dos alunos do Ensino Fundamental.
O e-Unicamp reúne vídeo-aulas conduzidas por membros do corpo docente da universidade, além de ilustrações, animações e exercícios, separados por áreas de conhecimento, já disponíveis para download. O acesso ao conteúdo pode ser feito gratuitamente e também não há necessidade de se inscrever.

YouTube Edu: Milhares de vídeos produzidos por professores brasileiros. A curadoria dos vídeos foi feita por professores especialistas, selecionados e coordenados pela Fundação Lemann. No YouTube Edu você poderá submeter suas videoaulas para publicação, ou ainda escolher outras aulas para utilizar com seus alunos!

M³ Matemática Multimídia que contém recursos educacionais multimídia em formatos digitais desenvolvidos pela Unicamp para o Ensino Médio de Matemática no Brasil. São mais de 350 recursos educacionais no formato de vídeos, áudios, softwares e experimentos.

Veduca é uma plataforma gratuita que oferece videoaulas da UNESP, Unicamp e USP, além de conteúdo traduzido para o português de universidades estrangeiras, como Stanford, MIT, Columbia, Michigan e Harvard. O site também oferece uma integração de notícias atuais e com os vídeos, estabelecendo uma conexão de conteúdo com conhecimentos gerais.

Khan Academy é uma organização educacional sem fins lucrativos, criada em 2008 pelo norte-americano Salman Khan. A Khan Academy é sediada no estado da Califórnia, nos EUA, e conta com uma equipe de cerca de 40 pessoas. Sua missão é oferecer educação gratuita de alto nível para qualquer pessoa em qualquer lugar. O site da Khan Academy conta com 4300 vídeos, uma plataforma de exercícios e de relatórios, para acompanhamento do aprendizado dos estudantes.

O Portal da Matemática da OBMEP oferece a todos os alunos e professores do país vídeo-aulas de matemática que cobrem o currículo do 6.º ano do ensino fundamental ao 3.º ano do ensino médio.

A agência inglesa de notícias British Pathé disponibilizou cerca de 85 mil filmes no YouTube, produzidos a partir de 1896, com cenas gravadas na Revolução Russa, na Guerra das Coreias, nas batalhas da Segunda Guerra e em muitos outros eventos importantes do século XX. No total, são 3500 horas de gravações. Em inglês.

Dicionário Criativo. Um dicionário on-line diferente de todos que você já viu. Funciona assim: na página inicial, você digita qualquer palavra a ser procurada. A partir daí, o site oferece nove categorias para que o internauta compreenda aquele vocábulo: significado, sinônimos, analógico, metáforas, expressões, citações, rimas, Wikipedia e até mesmo imagens! Basta escolher no rodapé da página para ver cada uma delas.

Google Projetct. Ferramenta reúne exposições on-line com detalhes por trás de eventos importantes para a humanidade. Você pode explorar o material por coleção, evento, local, pessoa, tipo de mídia e data. É possível ainda criar suas próprias coleções, a partir do material que encontrar disponível. Basta arrastar imagens, vídeos ou textos para a área “Salvas”, no rodapé. As possibilidades são muitas, basta explorar!

Manual do Mundo. Já parou para pensar que certas dúvidas dos seus alunos sobre o mundo podem ser respondidas com o que eles estudam na escola? Por exemplo: “Por que o milho verde é amarelo?”. Ou ainda: “Quantas bexigas cheias de gás Hélio são necessárias para levantar uma pessoa?”. As respostas para essas questões envolvem conhecimentos de Ciências, Biologia, Física e Matemática... Uma ótima maneira de fazer a ponte entre a teoria e a prática.

O Países@, site desenvolvido pelo IBGE, é um mapa múndi é totalmente interativo. Como funciona: clique sobre um país e selecione, na barra superior, o tipo de informação que deseja. Você pode clicar sobre o pequeno globo que aparece ao lado de cada número para ver esse mesmo dado em outros países e estabelecer comparações – dá para fazer download de tudo! Ele mostra também quais são as fontes das informações, além de fotos do países e de seus mapas. É claro que esta ferramenta é incrível para estudar Geografia, mas não pare por aí. É possível propor um tema de Redação ou de debate a partir dos dados, ver como anda a situação atual de um país depois de estudá-lo nas aulas de História, pegar dados sobre meio ambiente para as aulas de Ciências; usar os dados para cálculos em Matemática e por aí vai.

O  Zygote Bodyy, um site para brincar de ver o corpo humano por dentro. O princípio é bem simples: você pode escolher entre um corpo de mulher ou de homem e, com apenas alguns cliques, ver separadamente a pele, os músculos, os órgãos internos, os ossos, o aparelho circulatório com opções para aproximar ou afastar o corpo, girá-lo para um lado ou para o outro e arrastá-lo para cima ou para baixo. As imagens são 3D, por isso é possível ver o corpo de todos os ângulos. Em inglês. Incrível para estudar Biologia e Ciências!

O site da Universidade Virtual do Estado de São Paulo dispõe de vários cursos. Parte das aulas e cursos livres estão disponíveis no site na seção Cursos Livres.

Unesp Aberta. A Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filha" oferece uma série de cursos online e gratuítos.

e-Aulas é o portal da Universidade de São Paulo (USP) que dispõe de mais de 1000 horas de vídeos em diferentes áreas do conhecimento.

FGV Ensino Médio Virtual. Os conteúdos fornecem uma visão geral do tópico temático abordado, visando ao desenvolvimento das competências necessárias para a conclusão do ensino médio, de forma alinhada à Matriz de Referência adotada pelo Enem.

Coursera. Cursos com duração de 4 a 12 semanas sobre assuntos como Algoritmos, Teoria dos Jogos e Mitologia. As aulas são dadas por professores de Princeton, Stanford e das Universidades da Califórnia, de Michigan e da Pensilvânia. Em inglês.

♦ VEJA TODAS NOSSAS PUBLICAÇÕES DE APOIO CLICANDO AQUI. ♦